domingo, 5 de setembro de 2010

MICROCHIP EM ANIMAIS






O implante de microchip é uma tendência no mercado de cães, gatos e outras espécies.

Com o microchip, seu animal de estimação pode ter seu próprio número de identidade, de modo permanente e inadulterável.

Veja abaixo um trecho extraído da revista Cães e Cia, de Novembro de 2007.

Por que identificar?

Vantagens não faltam para justificar o entusiasmo pela identificação dos animais de estimação. Por ser permanente e de difícil remoção, o microchip supera em segurança a plaqueta de identificação pendurada na coleira de cães e gatos. Comparando com a tatuagem, é de aplicação mais rápida (demora poucos segundos) e INDOLOR, além do microchip não ser adulterável...”

“...Muito útil em casos de roubo, a existência de um código de identidade é uma excelente prova de propriedade do animal...”



O microchip também promove acesso a um banco de dados onde o veterinário responsável por determinado animal de estimação pode atualizar todo seu histórico de saúde, além de permitir localizar rapidamente o proprietário, em caso de perda de animais.

Com as informações contidas no banco de dados, numa emergência, o médico veterinário pode ter acesso imediato ao histórico de saúde do animal, mesmo que o atenda pela primeira vez, agindo com maior eficiência.

O microchip é obrigatório para a exportação de animais para alguns países.




Como funciona?
O primeiro passo é procurar o médico veterinário de sua confiança para implantar o microchip na nuca do animal. Uma vez instalado, o proprietário recebe uma placa de identificação com o número da Central de Atendimento Virbac que deverá ser colocada, de preferência, na coleira do seu pet. Caso o animal perca o rumo de casa, basta a pessoa, que encontrá-lo, procurar um médico veterinário mais próximo que tenha o aparelho de identificação. Ao rastreá-lo o médico terá todas as informações do proprietário em mãos. Se o veterinário não possuir uma leitora, por meio da plaqueta de identificação Backhome, que o animal deverá portar, ele conseguirá entrar em contato com a Central de Atendimento, que indicará a clínica mais próxima que possua uma leitora.


2 comentários: